Dia do Candidato 2019 – Universidade Católica de Lisboa

No dia 8 de maio, os alunos do Curso de Línguas e Humanidades do 10º, 11º e 12º anos participaram no Dia do Candidato da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lisboa, acompanhados pelas professoras Ana Paula Rodrigues e Rita Carvalho. Esta participação, cuja iniciativa partiu de uma aluna do 10ºano, teve como objetivo estabelecer um primeiro contacto entre o ensino secundário e o ensino superior, sensibilizando os alunos para a necessidade de definição de objetivos académicos e pessoais.
Após a entrega de um welcome kit, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir os motivos que levam os estudantes a escolher a licenciatura em Direito na Universidade Católica (sistema de atribuição de bolsas, percentagem de empregabilidade dos licenciados, vocação para a internacionalização, …). Esta sessão foi orientada pelo Professor Doutor Jorge Pereira da Silva, Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lisboa e antigo aluno do Colégio Militar. Este momento contou também com o testemunho de alunos que se encontram a terminar ou já terminaram muito recentemente a sua licenciatura nesta instituição.
Seguiu-se a simulação de uma aula de Direito subordinada ao tema #deletefacebook? A privacidade na era das redes sociais, orientada pelo professor Tito Rendas, assistente convidado e doutorando na Faculdade de Direito da Universidade Católica, durante a qual, os alunos do ensino secundário presentes tiveram oportunidade de intervir de forma ativa.
A sessão terminou com o sorteio de dois cursos Junior Law Academy que decorrerão na Universidade Católica de Lisboa durante as férias de verão, a que se seguiu um lanche e visita às instalações.
Os alunos tiveram ainda a oportunidade de conversar com alguns dos atuais estudantes de Direito que se dispuseram a esclarecer dúvidas e fornecer informações complementares.
Em simultâneo, os alunos do curso de ciências socioeconómicas do 12ºano, acompanhados pela professora Olivia Paiva, participaram numa sessão similar para as licenciaturas em Economia e Gestão.
Os alunos do Colégio Militar acompanharam o programa com muito interesse.