, ,

Concurso de Matemática Pangea 2021-2022

O Concurso de Matemática Pangea estende-se a 15 países. Na Europa, o Concurso teve, em 2020, cerca de 300.000 estudantes que se juntaram ao Pangea!

A filosofia “A Matemática Une” é transnacional.

O objetivo principal do Concurso é espalhar o entusiasmo pela matemática. Deixando a seguinte mensagem aos alunos: “O receio da matemática não tem fundamento. Todos podem ser bem sucedidos.”

A matemática procura ser o elo de ligação destas crianças para que partilhem não só conhecimentos, mas toda uma experiência de vida. Assim, a matemática sai do contexto escolar para formar parte da própria vida de cada estudante, promovendo não só a aprendizagem, mas também a aplicação desta ciência no quotidiano.

Além disto, hoje mais que nunca se torna necessário o desenvolvimento de capacidades interpessoais como a boa comunicação, o respeito, a tolerância, a ética, competências estas intrínsecas à matemática e ao seu estudo e prática.

A 1ª fase On-line do Concurso de Matemática Pangea decorreu no Pavilhão Calouste Gulbenkian no dia 20 de abril em representação do Colégio Militar os 95 alunos inscritos do 1º ciclo, 2ºciclo, 3º ciclo e 10º ano.

Os 12 alunos finalistas do Colégio Militar participaram na fase final do Concurso que decorreu no dia 02 de junho, a nível nacional, das 10h-11h (3º, 4º. 5.º e 6.º anos) e das 12h-13h (8.º, 9.º anos).

O Grupo de Matemática e a Direção do Colégio Militar vêm, por este meio, congratular todos os alunos que participaram neste Concurso e atingiram excelentes resultados nesta fase.

A professora responsável pelo projeto, juntamente com os professores de matemática, dá os parabéns aos alunos finalistas e a todos os alunos que participaram neste concurso e partilharam as suas experiências e a alegria que encontram na matemática.