Cerimónia de Entrega dos Prémios das Olimpíadas da Cultura Clássica

No dia 8 de junho, a aluna 415, Mafalda Fernandes, acompanhada pelo Subdiretor e pelas Professoras de Latim Maria Madalena Abrunhosa e Maria do Carmo Dias, participou na cerimónia de entrega de prémios das Olimpíadas da Cultura Clássica a fim de receber o 1º prémio do Desafio Escrito das referidas Olimpíadas.  

A cerimónia, que decorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, contou com a participação do Diretor da Faculdade, o Prof. Doutor Miguel Tamen, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr.ª Manuela Pargana, do Prof. Doutor Arnaldo Espírito Santo e de vários docentes da instituição de ensino, alguns deles envolvidos na apreciação dos trabalhos a concurso dos mais de 3000 participantes da edição de 2021/2022. O Prof. Doutor André Simões falou-nos de três pequenos contos presentes nos frescos de Pompeios, e o Prof. Doutor Carlos Fabião, da cidade romana de Ammaia.  

Além destes docentes, marcaram também presença os escritores Mário de Carvalho, Rita Taborda Duarte, Ana Soares e Bárbara Wong cujas obras convocam e/ou recriam o universo dos Clássicos e têm dado um importante contributo para a valorização da Cultura Clássica. 

Na cerimónia, participou, ainda, uma antiga concorrente das Olimpíadas da Cultura Clássica, premiada em várias categorias ao longo de vários anos. De acordo com o seu testemunho, a participação neste concurso teve uma forte influência na escolha do curso que atualmente frequenta, bem como na atividade profissional que desenvolve em paralelo nas redes sociais. 

Pudemos, também, ouvir o coro infanto-juvenil da Universidade de Lisboa, que interpretou, com grande mestria, obras de diversos autores, entre os quais Lopes Graça. 

No final da cerimónia, foram anunciados os temas da edição de 2022/2023 das Olimpíadas da Cultura Clássica, a saber, escalão A e B “Jasão e os argonautas” e “Penélope à espera”, escalão C “Sísifo”.  

Mais do que o primeiro prémio atribuído à 415, Fernandes, adquire especial significado o facto de a aluna do 6.º B participar, desde há dois anos, em todos os concursos de natureza literária que lhe são propostos, em representação do CM, sempre com muita alegria, curiosidade e resultados exemplares. 

A celebração decorreu em formato híbrido, presencialmente e com transmissão em streaming, através do canal Youtube da RBE – https://youtu.be/EiSt1xsno1o. 

print