Cerimónia de Abertura Solene do Ano Letivo (ASAL) 2021/2022

Decorreu no dia 15 de outubro, no Colégio Militar (CM), a cerimónia de Abertura Solene do Ano Letivo (ASAL) 2021/2022, presidida pelo Exmo. Vice-Chefe do Estado Maior do Exército, Tenente-General Rui Davide Guerra Pereira. 

A cerimónia, ainda sujeita a restrições pandémicas, decorreu em dois momentos principais, inicialmente na Parada Marechal Teixeira Rebelo – cerimónia militar – e posteriormente no recentemente inaugurado Gimnodesportivo – cerimónia académica. 

Na Parada Marechal Teixeira Rebelo, a entrega da réplica da espada do Rei D. Carlos, símbolo de Comando do Batalhão Colegial, ao Aluno Comandante do Batalhão (Aluno Nº 72 – Vasco Caetano) e o abraço deste à Aluna “Batalhãozinho” (Aluna Nº 235 – Maria Joanaz Santos), símbolo da camaradagem que deve unir todos os alunos de qualquer idade, são momentos únicos e que merecem destaque, embora a leitura da Ordem de Serviço que tornou pública e oficial a integração dos novos alunos no Batalhão Colegial e, finalmente, a primeira alocução que o Aluno Comandante de Batalhão dirigiu aos restantes alunos no exercício das suas atuais funções, tenham ajudado a abrilhantar a cerimónia. 

No Gimnodesportivo, a sessão começou com o entoar do Hino do Colégio Militar, seguido da alocução do Exmo. Diretor do Colégio Militar, Coronel António Emídio da Silva Salgueiro, dirigindo singelas palavras a todos os que vivem e sentem o quotidiano desta secular instituição onde se estuda, se ensina e se serve. Depois, decorreu a Lição Inaugural subordinada ao tema “Os Desafios às Escolas no Pós-Pandemia”, proferida pelo Sr. Professor Jeremias Correia. Seguiu-se a entrega dos Prémios e das Medalhas de Aplicação Literária e de Aptidão Militar e Física, referentes ao ano escolar transato. 

Após a entrega dos Diplomas e Cartas de Curso aos alunos finalistas do ano letivo 2020/2021, a cerimónia culminou com os presentes a juntarem-se à Orquestra e ao Orfeão do Colégio, cantando o Hino Nacional. 

A ASAL foi marcada pela alegria e pela esperança. Publicamente foram formulados os votos de um ano escolar promissor, ao nível académico e desportivo, em harmonia com a vida interna colegial. 

print