, ,

Campeonato de Jogos Matemáticos 2018/2019 – Inscrições

Os jogos de tabuleiro são objetos surpreendentes: as suas regras variadas, os seus diversos propósitos e os seus contextos constituem ricos elementos culturais. A Associação Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Ciência Viva promovem anualmente, desde 2004, o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM). Motivar os jovens para a aprendizagem da Matemática através do divertimento e do prazer de pensar é o principal objetivo desta competição.

«A escolha dos jogos das diversas edições do CNJM tem em conta o seu conteúdo, variedade do tipo de jogo, importância histórica, facilidade de feitura e idade dos jogadores. O nosso foco foi, desde início, nos jogos sem informação escondida (ao contrário da batalha naval, por exemplo) e sem o fator sorte (ao contrário do Gamão, por exemplo) a que chamamos «jogos matemáticos» (Livro «Kit de Jogos», pág.11).

Este ano letivo, de 2018/2019, decorre a 15.ª edição do CNJM e a final nacional será disputada na Maia, no dia 29 de março de 2019, em quatro categorias:

1.ª categoria (1.º ciclo): Semáforo, Gatos & Cães e Rastros;

2.ª categoria (2.º ciclo): Gato s& Cães, Rastros e Produto;

3.ª categoria (3.º ciclo): Rastros, Produto e Avanço;

4.ª categoria (secundário): Produto, Avanço e Atari Go.

A seleção final dos alunos, um por jogo e por ciclo, que irão representar o Colégio Militar no CNJM decorrerá durante o mês de fevereiro. Os alunos que queiram participar devem fazer a sua inscrição junto do seu professor de Matemática até dia 31 de janeiro.

Às terças-feiras, das 17h30 às 18h30, decorrem sessões de divulgação e de treino na Sala 204 do Pavilhão de Ciências (durante a ACC Clube de Matemática). Encontram-se também disponíveis vários exemplares dos jogos, para treino, no Centro de Recursos (Sala de Leitura da Biblioteca).