Campanha Solidária Animal

No âmbito da disciplina de Cidadania do 9º ano, decorreu uma “Campanha Solidária Animal”. Conscientes das dificuldades que neste momento muitas associações de Proteção Animal atravessam, os alunos decidiram, a par dos trabalhos de pesquisa que desenvolveram sob o tema “Bem-Estar Animal”, levar a cabo uma campanha de recolha de alimentos para doar à União Zoófila, fundada em 1951 e que é presentemente uma associação de referência no que se relaciona com a proteção dos animais domésticos abandonados, negligenciados e vítimas de abuso em Portugal.
No dia 21 de abril, pelas 13:30h um grupo de alunos do 9ºA – 138, Pires; 9ºB – 407, Santos; 9ºC – 821, Carvalho e 9º D – 441, Gomes, acompanhados pelo Major Vasconcelos e pelas Professoras Maria Barata e Celeste Silva, deslocou-se à União Zoófila, para proceder à entrega dos bens recolhidos: 62,880Kg [Gatos] + 89,270Kg [Cães].
Com a preciosa ajuda e apoio do AA-Aluno nº 529/63 do Colégio Militar, foi possível reunir mais 1000Kg de alimentos, por parte de uma empresa voltada essencialmente para a nutrição humana, mas que diversificou as suas atividades em áreas distintas, sendo uma delas, a produção de alimentos para animais de estimação.
Aí se fez uma visita às instalações da União Zoófila e fomos presenteados com o carinho, a doçura e amor que os animais nos transmitiram.
Do nariz à cauda, os cães usaram todo o corpo para mostrar como se sentiram felizes com a nossa visita – caudas abanando, lambidelas, pulos constantes, um intenso entusiasmo dos cães que nos acompanharam nesta visita.
Os cães que permaneceram nas suas boxes, separados de nós pelas grades que delimitam o espaço em que cada um habita, comunicaram connosco com o seu terno olhar, procurando a nossa atenção, uma palavra de conforto e um toque nos seus narizes ou no corpo, que se encostava ao gradeamento, para obter esse carinho.