Cerimónia presidida por Sua Exª Tenente-General Vice- CEME Fernando Celso Vicente de campos Serafino, realizou-se no passado dia 05 de outubro de 2017 a Abertura Solene do Colégio Militar.
Destacam-se a Cerimónia Militar realizada nos claustros, com a magnitude da entoação do Hino Nacional, a apresentação dos alunos, a entrega da réplica da espada do Rei D. Carlos, o abraço ao “Batalhãozinho”, o discurso do aluno Comandante de Batalhão e do Exmo.  Diretor do Colégio Militar, tendo a cerimónia decorrido com a tradicional elegância, aprumo e orgulho que caracteriza os nossos alunos.
A Cerimónia Académica decorreu no ginásio, onde a Família Colegial fez questão de, mais uma vez, nos presentear com o seu envolvimento. Seguiu-se a entrega das Medalhas de Aplicação Literária e de Aptidão Militar e Física, referentes ao ano escolar transato e atribuição dos Prémios aos atuais e ex-alunos, após o que se seguiu a entrega dos Diplomas e Cartas de Curso aos alunos finalistas de 2016/2017.
A Cerimónia culminou, com os presentes, no cantar do Hino Nacional.
Votos de um ano escolar que se deseja promissor ao nível académico e desportivo, em harmonia com a vida colegial.