Abertura Solene do Ano Letivo no Colégio Militar

No passado dia 10 de outubro, teve lugar no Colégio Militar (CM) a Abertura Solene do Ano Letivo (ASAL) 2023/2024, presidida pelo Exmo. Vice-Chefe de Estado-Maior do Exército, Tenente-General Francisco Xavier Ferreira de Sousa.
O evento contou dois momentos principais, a cerimónia militar, no Claustro, e a cerimónia académica, no Gimnodesportivo.
No Claustro, a entrega da réplica da espada do Rei D. Carlos, símbolo de Comando do Batalhão Colegial (BatCol), ao Aluno Comandante do BatCol e o abraço deste ao Aluno “Batalhãozinho”, símbolo da camaradagem que deve unir todos os alunos, foram momentos únicos e dignos de destaque. Da cerimónia militar, fizeram também parte a leitura da Ordem de Serviço que tornou pública e oficial a integração dos novos alunos no BatCol, a primeira alocução que o Aluno Comandante do BatCol dirigiu aos restantes alunos e o desfile do BatCol em continência ao Exmo. Vice-Chefe de Estado-Maior do Exército.
No Gimnodesportivo, decorreu a cerimónia académica que se iniciou com o entoar do Hino do Colégio Militar, seguido da alocução do Exmo. Diretor do Colégio Militar, Coronel Tirocinado de Infantaria Jorge Manuel dos Reis Gamito Torres, dirigindo-se aos que vivem e sentem o quotidiano desta secular instituição onde se educa pelos valores, lidera pelo exemplo e ensina para o sucesso com foco, dedicação e inovação. Seguindo-se a Lição Inaugural subordinada ao tema “ A Inteligência Artificial e a Educação”, proferida pelo Sr. Professor Francisco Pinto e a entrega das Medalhas e Prémios aos Alunos, referentes ao ano letivo 2022/2023. A cerimónia culminou com os presentes a juntarem-se à Orquestra e ao Orfeão do Colégio Militar, cantando o Hino Nacional.