A Abertura Solene do Ano Letivo 2020/2021 decorreu hoje, no Colégio Militar (CM), Largo da Luz.
Devido aos cuidados inerentes à situação pandémica que atualmente vivemos, o programa teve necessariamente de sofrer alterações.
De manhã, na Parada Serpa Pinto, transmitida em live streaming, decorreu a apresentação dos Novos Alunos do Batalhão Colegial, a receção da réplica da espada do rei D. Carlos pelo Aluno Comandante do Batalhão Colegial e, por este, foram dadas as boas-vindas aos Novos Alunos.
Até ao final da manhã, no Claustro, decorreram as cerimónias de entrega de prémios e medalhas relativos ao ano letivo 2019/2020.
Ao início da tarde, também no Claustro, os antigos alunos finalistas receberam os prémios, as medalhas e os diplomas de fim de curso.
Às 16h00, no Ginásio, também transmitida em live streaming, decorreu a cerimónia académica, presidida por S.Exa. o Vice-Chefe de Estado Maior do Exército, Tenente-General Rui Davide Guerra Pereira. Do programa daquele que foi o último evento do dia, fez parte o Hino do CM (entoado por Alunos do Orfeão), o discurso do Exmo. Diretor do CM, a lição inaugural alusiva ao tema “Internacionalização do CM” e a entrega de prémios e medalhas a Alunos que mais se distinguiram.
A encerrar a sessão solene, todos os presentes entoaram o Hino Nacional.