Visita ao Lar da Associação de Antigas Alunas do IO e AAACM

Visita ao Lar da Associação de Antigas Alunas do Instituto de Odivelas e Associação de Antigos Alunos do Colégio Militar.

No dia 10 de janeiro, para iniciar um projeto intergeracional há muito desejado, decorreu uma visita ao Lar da Associação de Antigas Alunas do Instituto de Odivelas (AAAIO) e da Associação de Antigos Alunos do Colégio Militar (AAACM), por parte de 46 alunos das turmas A e B do sexto ano e do décimo ano, acompanhados pelas professoras Graça Augusto e Maria Rosário Gonçalves.

Além de facultar um relacionamento com pessoas limitadas na relação e nos movimentos pretendeu-se criar uma sensibilidade e educar os olhares para esta realidade, levando alegria, dinamismo, entusiasmo, atenção e carinho a vidas com grandes histórias e que muitas vezes por necessidades sociais vivem a experiência do isolamento, solidão, depressão, dificuldade de conversar e mesmo declínio físico e mental.

Assim, esteve-se quase duas horas a ouvir histórias e experiências de vida, a cantar, e a repartir os postais elaborados pelos alunos do sexto ano com a orientação da senhora professora Graça Augusto.

Nestes momentos a interação tornou-se real, abriram-se expetativas e criaram-se ilusões, e como alguém afirmou «a rapaziada do Colégio Militar» quer voltar e vai voltar.