, ,

8 de março – dia de eleições no Colégio Militar

O dia 8 de março foi dia de eleições no Colégio Militar. Os alunos de todos os ciclos de ensino participaram numa votação para eleger os livros que mais gostaram de ler. Esta atividade, intitulada “Miúdos a votos” é promovida, anualmente, pela “Visão Júnior”, com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares, da Comissão Nacional de Eleições e da Pordata e foi organizada, a nível interno, pela Biblioteca do Colégio Militar, em articulação com as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e de Português.  Com esta atividade pretendeu-se, por um lado, simular umas eleições, reproduzindo todos os seus procedimentos e estimular a consciência democrática, e por outro lado, promover o livro e a leitura.

O ato eleitoral foi muito participado, não havendo quase nenhuma abstenção. Os alunos do 1.º e 2.º ciclos foram previamente preparados pela Professora Bibliotecária e pelos respetivos professores de Cidadania e Desenvolvimento para que a participação nestas eleições fosse um sucesso. Aos alunos das turmas B e D do 8.º ano coube, ainda, a responsabilidade de ocupar as mesas de votos e proceder à contagem final dos votos.

O livro que os alunos, em cada ciclo de ensino, elegeram como sendo aquele que mais gostaram de ler foram os seguintes:

No 1.º ciclo – O Diário de um Banana: Um Dia de Cão

No 2.º ciclo – Avozinha Gângster