5.ª Edição do Concurso Militar de Obstáculos do Colégio Militar

No dia 23 de março de 2024, realizou-se o Concurso Militar de Obstáculos do Colégio Militar (CM), realizado no âmbito das comemorações do 221.º Aniversário do Colégio Militar. Esta edição contou com a colaboração do Comité Olímpico de Portugal na comemoração do Centenário da 1.ª Medalha Olímpica Portuguesa, por um cavaleiro do Exército e também Antigo Aluno deste CM. O Comité Olímpico de Portugal associou-se ao evento, onde foram homenageados outros cavaleiros olímpicos, sob forma de patronos, a cada uma das provas que se realizou.

Este Concurso revestiu-se de especial importância para cimentar laços de camaradagem e alicerçar a coesão da família colegial e militar. Contou com um total de 85 conjuntos inscritos, distribuídos por 6 provas: Gincana, Gincana com cruzes, Prova de 0,50m centímetros, Prova de 0,80m, Prova de Cross “Inside” 1,00m e Prova de 1,10m.

Os resultados desportivos foram extremamente positivos para os Alunos do CM, destacando-se, na prova de “Gincana”, o 1.º lugar do Aluno n.º 171 Ricardo Borges, na “Gincana com Cruzes, o 1.º lugar do Aluno n.º 633 Pilar Barbosa, a vitória na “Prova 0,50m” do Aluno n.º 369 Francisco Vasconcelos e na “Prova 0,80m” da Aluna 055 Mariana Marques e ainda, o 3.º lugar na “Prova Cross Inside 1,00m”, do Aluno n.º 373 Miguel Barros.  Na última prova do dia, de nível 1,10m, a vitória coube ao Tenente-Coronel Francisco Medeiros, da Unidade de Militar Medicina Veterinária.

A Equitação no CM saiu reforçada com a realização deste evento, através do desenvolvimento das virtudes militares dos seus Alunos, da preservação do conhecimento acumulado na utilização do cavalo nas vertentes da equitação académica e desportiva, bem como, da divulgação e reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido ao longo do tempo.

O CM congratula-se, mais uma vez, pelos Atletas Olímpicos homenageados e pelo entusiasmo com que todos os seus Alunos participaram no concurso e enaltece os resultados obtidos, neste evento equestre, pelos seus Alunos e Militares.