,

2.ª Gala de Curtas-Metragens

No dia 11 de dezembro decorreu a 2.ª Gala de Curtas Metragens do Colégio Militar no Auditório. Este evento tinha como grandes objetivos motivar os alunos a fazerem os seus trabalhos com maior entusiasmo, trazer as famílias e outros convidados dos alunos ao Colégio, ajudar a criar laços entre Colégio e alunos e suas famílias, criar um momento de orgulho nos alunos, famílias, professores e funcionários em frequentarem e/ou trabalharem no Colégio e, obviamente, criar um momento de qualidade para recordar no futuro. Para isso, foi solicitado aos alunos que entregassem convites formais aos seus familiares e outros convidados, que viessem vestidos a rigor, que criassem posters dos seus filmes em formato A3, como se de cinema de Hollywood se tratasse, que se criasse um ambiente acolhedor no auditório com iluminação e som adequados (graças ao Sr. Renato), que se criasse nos espaços exteriores uma zona onde se pudessem tirar fotografias às estrelas (alunos) e respetivos familiares e convidados, que se fizesse a cobertura do evento através da captura de fotografias (graças ao Sr. Renato).
Com o objetivo de os convidados se sentirem bem ao longo de todo o evento, a organização nomeou vários RP’s de entre os alunos do Clube Multimédia, uns para receberem os convidados, outros para os encaminharem ao seu lugar.
A apresentação dos filmes produzidos pelos alunos teve uma pequena introdução feita pelos senhores professores Professor Pedro Ferreira e Dulce Salgado acompanhados de alguns alunos representantes da cada uma das turmas envolvidas. De seguida e, para cada um dos filmes, os alunos subiram ao palco apresentando-se aos convidados e dando conta da sinopse do filme. Seguiu-se a projeção do seu trabalho e, claro, o regresso ao palco para receberem os merecidos aplausos.
Houve um pequeno intervalo técnico durante o qual os membros do Júri se reuniram para deliberar os prémios a atribuir (presididos pelo Exmo. Senhor Diretor e constituído pelas senhoras professoras Marina Aguiar, Margarida Cunha, Rosário Gonçalves, Alexandra Coutinho e Dulce Salgado e pelos professores Pedro Ferreira, Pedro Carvalheira, Jorge Peixoto e Joaquim Duarte). Durante esse intervalo, os convidados puderam votar nos filmes que mais apreciaram através de um pequeno formulário ao qual puderam aceder através do seu smartphone apontando a sua câmara para o QR Code gerado para o efeito.
Depois da deliberação por parte do Júri, o evento teve o seu recomeço com a entrega dos merecidos prémios:
• Melhor História/Guião: Boa Noite Cinderela (Barata, Pessoa, Ribeiro, Calejo e Santos);
• Melhor Fotografia: Quando Menos Esperas (Simões, Cruz, Pena e Savalenko);
• Melhor Sonoplastia: O Pesadelo (Silva, Fernandes, Faria, Mendes e Branquinho);
• Melhores Efeitos Especiais: A Loja (Ribeiro, Cardoso, Figueira e Ribeiro);
• Melhor Interpretação Feminina: Maia;
• Melhor Interpretação Masculina: Savalenko;
• Melhor Filme: Quando Menos Esperas (Simões, Cruz, Pena e Savalenko);
• Filme mais popular: Quando Menos Esperas (Simões, Cruz, Pena e Savalenko);
No final da entrega dos prémios, houve o tradicional arremesso de confetti e uma pequena sessão fotográfica para mais tarde recordar.
Esta atividade correu muito bem e os alunos, apesar do muito nervosismo inicial, orgulharam o Colégio Militar. O número de espetadores aproximou-se das 340 pessoas, entre alunos, familiares, professores, alguns elementos do clube multimédia, alunos graduados, alunos de outras turmas, antigos alunos e outros convidados.
Os alunos participaram de forma muito ativa e interessada na organização deste evento. O seu profissionalismo foi bastante evidente na forma elegante como se vestiram para a ocasião, como apresentaram os seus trabalhos e como acompanharam de perto todos os convidados. O orgulho e alegria transmitida aos presentes foi contagiante.
Por último, uma palavra de apreço aos senhores Diretores de Turma do 9.º ano, por terem colaborado na caracterização dos alunos para este evento.

print