2.ª Gala de Curtas-Metragens

No dia 11 de dezembro decorreu a 2.ª Gala de Curtas Metragens do Colégio Militar no Auditório. Este evento tinha como grandes objetivos motivar os alunos a fazerem os seus trabalhos com maior entusiasmo, trazer as famílias e outros convidados dos alunos ao Colégio, ajudar a criar laços entre Colégio e alunos e suas famílias, criar um momento de orgulho nos alunos, famílias, professores e funcionários em frequentarem e/ou trabalharem no Colégio e, obviamente, criar um momento de qualidade para recordar no futuro. Para isso, foi solicitado aos alunos que entregassem convites formais aos seus familiares e outros convidados, que viessem vestidos a rigor, que criassem posters dos seus filmes em formato A3, como se de cinema de Hollywood se tratasse, que se criasse um ambiente acolhedor no auditório com iluminação e som adequados (graças ao Sr. Renato), que se criasse nos espaços exteriores uma zona onde se pudessem tirar fotografias às estrelas (alunos) e respetivos familiares e convidados, que se fizesse a cobertura do evento através da captura de fotografias (graças ao Sr. Renato).
Com o objetivo de os convidados se sentirem bem ao longo de todo o evento, a organização nomeou vários RP’s de entre os alunos do Clube Multimédia, uns para receberem os convidados, outros para os encaminharem ao seu lugar.
A apresentação dos filmes produzidos pelos alunos teve uma pequena introdução feita pelos senhores professores Professor Pedro Ferreira e Dulce Salgado acompanhados de alguns alunos representantes da cada uma das turmas envolvidas. De seguida e, para cada um dos filmes, os alunos subiram ao palco apresentando-se aos convidados e dando conta da sinopse do filme. Seguiu-se a projeção do seu trabalho e, claro, o regresso ao palco para receberem os merecidos aplausos.
Houve um pequeno intervalo técnico durante o qual os membros do Júri se reuniram para deliberar os prémios a atribuir (presididos pelo Exmo. Senhor Diretor e constituído pelas senhoras professoras Marina Aguiar, Margarida Cunha, Rosário Gonçalves, Alexandra Coutinho e Dulce Salgado e pelos professores Pedro Ferreira, Pedro Carvalheira, Jorge Peixoto e Joaquim Duarte). Durante esse intervalo, os convidados puderam votar nos filmes que mais apreciaram através de um pequeno formulário ao qual puderam aceder através do seu smartphone apontando a sua câmara para o QR Code gerado para o efeito.
Depois da deliberação por parte do Júri, o evento teve o seu recomeço com a entrega dos merecidos prémios:
• Melhor História/Guião: Boa Noite Cinderela (Barata, Pessoa, Ribeiro, Calejo e Santos);
• Melhor Fotografia: Quando Menos Esperas (Simões, Cruz, Pena e Savalenko);
• Melhor Sonoplastia: O Pesadelo (Silva, Fernandes, Faria, Mendes e Branquinho);
• Melhores Efeitos Especiais: A Loja (Ribeiro, Cardoso, Figueira e Ribeiro);
• Melhor Interpretação Feminina: Maia;
• Melhor Interpretação Masculina: Savalenko;
• Melhor Filme: Quando Menos Esperas (Simões, Cruz, Pena e Savalenko);
• Filme mais popular: Quando Menos Esperas (Simões, Cruz, Pena e Savalenko);
No final da entrega dos prémios, houve o tradicional arremesso de confetti e uma pequena sessão fotográfica para mais tarde recordar.
Esta atividade correu muito bem e os alunos, apesar do muito nervosismo inicial, orgulharam o Colégio Militar. O número de espetadores aproximou-se das 340 pessoas, entre alunos, familiares, professores, alguns elementos do clube multimédia, alunos graduados, alunos de outras turmas, antigos alunos e outros convidados.
Os alunos participaram de forma muito ativa e interessada na organização deste evento. O seu profissionalismo foi bastante evidente na forma elegante como se vestiram para a ocasião, como apresentaram os seus trabalhos e como acompanharam de perto todos os convidados. O orgulho e alegria transmitida aos presentes foi contagiante.
Por último, uma palavra de apreço aos senhores Diretores de Turma do 9.º ano, por terem colaborado na caracterização dos alunos para este evento.