14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura

No passado dia 11 de dezembro, 197 alunos dos vários ciclos realizaram a prova de apuramento da fase escolar da 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura.

Nesta iniciativa, promovida pelo Plano Nacional de Leitura com o objetivo de estimular o gosto e os hábitos de leitura e promover a compreensão leitora, participaram 100 alunos do 1.º ciclo, 44 do 2.º, 35 do 3.º e 18 do secundário.

Um grande número de alunos dos vários ciclos de ensino aderiu a esta iniciativa e leu os dois livros a concurso no seu escalão, tendo, no final, realizado um questionário de escolha múltipla.

A Biblioteca ganhou, assim, uma nova dinâmica com as visitas constantes dos alunos que integraram a passagem por este espaço nas suas rotinas diárias e requisitaram os livros a concurso e outros.

No 2.º e 3.º ciclos houve necessidade de realizar uma prova de desempate que consistiu numa apreciação crítica sobre as obras a concurso.

Foram apurados para a fase municipal os seguintes alunos:

1º ciclo – 234, Farias; 320, Gonçalves; 560, Loureiro;

2º ciclo – 175, Simões; 184, Rodrigues; 415, Fernandes;

3º ciclo – 037, Carvalho; 768, Brandão; 839, Santos;

Secundário – 229, Ribeiro; 307, Henriques; 372, Gouveia.