Com primeira edição a 25 de junho de 1908, promovida pelo Liceu Passos Manuel e pelo seu reitor Abel Fontoura da Costa, o Concurso Desportivo Inter-Escolar, primeiro campeonato nacional de desporto escolar, contou na sua estreia com 8 escolas participantes: Liceu do Carmo (Passos Manuel), Liceu da Lapa (Pedro Nunes), Liceu de S. Domingos (Camões), Escola Académica, Escola Nacional, Colégio Nacional, Liceu de Braga e Real Colégio Militar.

Nessa tarde de 25 de junho de 1908, no Velódromo da Palhavã em Lisboa, sagrar-se-iam os primeiros campeões nacionais do concurso, entre os quais o aluno do Colégio Militar Alberto Faria (115/1901) na Corrida de Obstáculos. Alberto Faria e Álvaro Rosado (233/1901) repartiriam ainda o 3º lugar em Salto em Altura de Lado. Destaque para a participação dos irmãos Stromp (Francisco e José) em representação do Liceu de S. Domingos, que viriam a ser figuras maiores da História do Desporto em Portugal.

A Taça Câmara Municipal de Lisboa e a Taça Académica eram os principais troféus atribuídos. A primeira era concedida à Escola 1ª classificada de Lisboa e a segunda ao Liceu Público Central melhor classificado (portanto, sem a participação do Colégio Militar).

O Primeiro vencedor do concurso foi a Escola Académica, com direito a inscrição no troféu.

No ano seguinte, entre 28 de março e 1 de abril, no mesmo Velódromo da Palhavã, nova edição do concurso, com vitória do Liceu Passos Manuel. O Colégio Militar seria segundo classificado a escassos 2 pontos.

O Concurso Desportivo Inter-Escolar conheceria pelo menos mais 2 edições, em 1913 e 1914 ambas com vitória do Colégio Militar, respetiva inscrição no troféu e a posse definitiva da Taça.