, Olimpíada Nacional de Biologia Júnior

Mais de dez mil os alunos do 9.º Ano e centenas as escolas de todo o país que participaram nas 1.ª e 2.ª eliminatórias da Olimpíada, organizada pela Ordem dos Biólogos. O aluno n.º 36 – Sousa (do 9.º A) alcançou o 4.º lugar a nível nacional.

Foi com orgulho que, no passado dia 27 de maio, o aluno subiu ao palco do Auditório Mariano Gago, do Pavilhão do Conhecimento, envergando a farda de Menino da Luz, para receber um troféu e um diploma das mãos do Bastonário da Ordem – Doutor José Matos, correspondente à 4.ª posição. Na vasta audiência estavam, na qualidade de convidados, o professor responsável pela organização e a família mais próxima do aluno, que puderam, assim, acompanhá-lo e aplaudi-lo neste momento marcante. A cerimónia contou com a transmissão ao vivo no sítio da Internet da Ordem dos Biólogos.

No dia seis de junho, o aluno teve oportunidade de apresentar ao Excelentíssimo Senhor Diretor o troféu e o diploma que recebeu. No Gabinete onde foi acolhido, o aluno teve oportunidade de fazer uma reflexão e um balanço muito positivo da sua participação. Foi-lhe, então, lançado o repto de continuar a participar, com os outros alunos, nas edições destinadas ao Ensino Secundário e, quem sabe, representar Portugal na Olimpíada Internacional ou na Ibero-Americana…

A 1.ª prova consistia em30 itens e nela participaram trinta e cinco alunos do Colégio Militar. Destes, foram apurados 24 para a 2.ª eliminatória, que contou com uma prova com 40 itens e maior duração. Ao aluno 36 – Sousa e a todos os alunos do 9.º Ano que responderam positivamente ao desafio, apresentamos os nossos sinceros parabéns.