As comemorações do Ducentésimo Décimo Sexto Aniversário da Fundação do Colégio Militar tiveram início no berço do Colégio, na Feitoria, no dia 2 de março, com o acender da «Chama Colegial» que foi depois transportada para as instalações da Luz, onde se procedeu à tradicional homenagem ao fundador do CM, Marechal António Teixeira Rebello.

De seguida iniciou-se a cerimónia militar no Claustro, presidida por S. Exª o Vice-Chefe do Estado Maior do Exército Tenente General Rui Guerra Pereira. Por esta ocasião o Exmo. Diretor do Colégio Militar, Coronel de Artilharia António Emídio da Silva Salgueiro proferiu uma alocução alusiva à efeméride, ao que se seguiu o desfile do Batalhão Colegial.

No domingo, 3 de março, teve lugar o desfile na Avenida da Liberdade, este ano presidido por S. Exª o Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, que em declarações à imprensa destacou a qualidade do ensino do Colégio Militar, acrescentando que este «Une gerações e gerações, antigos alunos, atuais alunos, que ficam marcados para sempre por uma experiência única, de formação, de educação, de sentido cívico e amor à pátria».

Também presentes no tradicional desfile que transporta o batalhão colegial desde o Marquês de Pombal até ao Rossio estiveram S. Exª o Ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, os chefes dos três ramos das Forças Armadas, bem como, S. Exª o Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas (CEMFGA), Almirante Silva Ribeiro, para além de centenas de populares e de muitos antigos alunos que acompanharam as comemorações com o hino nacional e muitos gritos de Zacatraz.