Leituras Dialogadas_ ler e refletir

Com o propósito de estimular uma leitura reflexiva e que suscite um diálogo construtivo, realizaram-se, na Biblioteca Antiga, sessões da atividade “Leituras Dialogadas”, com 12 turmas do 3.º Ciclo e Ensino Secundário.
Como tem sido habitual nesta altura do ano, a IASL (Associação Internacional das Bibliotecas Escolares) lança um tema que serve de ponto de partida para o debate nas Bibliotecas Escolares de todo o mundo. O tema escolhido para 2025 foi “Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias”. Um tema desafiante, mas que permitiu uma abordagem bastante interessante.
A Biblioteca do Colégio Militar escolheu, para dar o mote a este debate, os seguintes textos: “O dia de um Jornalista Americano no ano 2889”, um Conto de Júlio Verne (obra póstuma), que permitiu conhecer e refletir sobre a extraordinária antevisão do futuro patente nesta obra; os artigos “O futuro não toca duas vezes”, de Edson Athayde, e “Uma inteligência pouco artificial”, de Jorge Santos, textos que integram a obra “88 vozes sobre inteligência artificial”; e, ainda, um texto de Luciana Leiderfarb, que saiu na Revista Culturas (Expresso), intitulado “Chatbot, escreves comigo?”.
Os alunos foram convidados a ler os textos e participaram ativamente na discussão em redor das temáticas suscitadas.

print