Comemoração do Dia da Europa com destaque à Mulher no Mundo Rural

No âmbito das comemorações do Dia da Europa, o Colégio Militar (CM) promoveu uma sessão especial que celebrou os valores europeus, com particular enfoque na igualdade de género e valorização do mundo rural.

A iniciativa teve como ponto alto a palestra da Sr.ª Eng.ª Alice Baiôa, subordinada ao tema “A mulher empreendedora: estilo de vida no turismo no espaço rural no Baixo Alentejo”.

Dirigida aos alunos de Geografia A de 11.º ano, a palestra destacou o papel transformador das mulheres no desenvolvimento das regiões rurais, especialmente através de projetos inovadores ligados ao turismo sustentável e à preservação das tradições locais.

A sessão incluiu, ainda, a apresentação do eBook “A Mulher Rural Portuguesa”, realizado pelos alunos da turma 11.º D, resultado da investigação realizada ao longo do ano letivo sobre as múltiplas realidades vividas pelas mulheres no espaço rural português, com enfoque nas suas contribuições económicas, sociais e culturais, bem como nos desafios que ainda enfrentam.

O evento constituiu uma oportunidade para uma reflexão crítica sobre o papel da União Europeia e dos programas europeus na coesão territorial e na promoção da igualdade de oportunidades, reforçando a missão educativa do CM de formar cidadãos conscientes e informados.

print