Visita de Estudo ao Museu Nacional de Arte Antiga – Lisboa

No dia 17 de fevereiro de 2022, os alunos do 8.º Ano do Colégio Militar foram em visita de estudo ao Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, no âmbito da disciplina de História e inserida no Domínio de Articulação Curricular “Viagem ao Oriente desconhecido”. 

Os alunos, acompanhados pelos seus professores, tiveram oportunidade de conhecer o museu e analisar as obras da arte nambam, nomeadamente os biombos, e também algumas obras como pinturas, esculturas, peças de ourivesaria e joalharia do período do Manuelino, do Renascimento e do Barroco. O MNAA, museu de referência nacional e internacional, está instalado no antigo palácio dos condes de Alvor (séc. XVII), às Janelas Verdes, numa zona privilegiada de Lisboa, com vista para o Tejo e para o porto de Lisboa e que os alunos muito apreciaram. 

No decurso da visita de estudo, os alunos participaram com muito interesse e entusiasmo nas atividades. Foram cumpridos os objetivos da visita de estudo: conhecer o espólio do MNAA – concretamente os núcleos  de arte do Oriente e do Extremo Oriente no período da Expansão e dos Descobrimentos; conhecer e comparar obras de arte dos períodos do Renascimento e do Barroco; reconhecer a originalidade e a função utilitária e estética das obras analisadas; sensibilizar para a valorização do património histórico e artístico existente no Museu; promover a interdisciplinaridade e a articulação curricular; favorecer o espírito de grupo, as relações interpessoais e o respeito mútuo. 

print