Poucos estúdios de cinema inspiram maior respeito e credibilidade do que a Walt Disney Studios, uma marca lendária que tem criado alguns dos melhores filmes animados de todos os tempos.
Quando estamos a falar de filmes animados que promovem contos de valor universal, a Disney é imbatível.
Os desenhos animados da Disney são clássicos intemporais, e todos constituem um marco na infância de quase todas as crianças. A probabilidade de se ter algum filme da Disney em casa é quase certa.
Mas se é inegável que as animações da Disney marcaram as nossas infâncias, o que dizer das suas canções? Muitas tornaram-se inesquecíveis, pela beleza da sua melodia, letra e interpretação. E muitas, pela sua qualidade, venceram o Óscar de “Melhor Canção Original”.

Pela beleza e pela importância do universo Disney nas nossas vidas, o Grupo de Música decidiu escolher como tema para a edição deste ano do Festival da Canção do Colégio Militar “Canções dos filmes Disney”.
Decorreu então, no passado dia 9 de março, no Auditório do Colégio, e após três eliminatórias, a grande Final do 3.º Festival da Canção do Colégio Militar.
De entre os 9 alunos finalistas, ditou a votação do Júri o 1.º lugar para a aluna n.º 21, Marisa de Jesus, com a canção “Quantas cores o vento tem” do filme Pocahontas, de 1995; o 2.º lugar para a aluna n.º 623, Madalena Romão, com a canção “Longe do mundo”, do filme O Corcunda de Notre Dame, de 1996; e o 3.º lugar para o aluno n.º 733, Rodrigo Melo, com a canção “Digam a todos que aqui vou eu” do filme Kenai e Koda, de 2003.
Foram ainda finalistas as alunas n.ºs 34, Matilde Braz; 352, Maria Silva; 392, Laura Alves; 402, Vitória Coletto; 484, Inês Gusmão; e 712, Catarina Garcia.
O júri foi composto pelo Exmo. Diretor do Colégio, Coronel de Artilharia António Emídio da Silva Salgueiro, a Exma. 2.ª Comandante do Corpo de Alunos, Major Vânia Santos, o Exmo. Coordenador Pedagógico do Colégio, Dr. Pedro Ferreira, e o Aluno Comandante de Batalhão, n.º 504, Bernardo Moutinho. Contámos, ainda, com a importante votação do público, durante o intervalo, através de um sistema online.
No início da segunda parte do Festival a Orquestra do Colégio Militar, dirigida pelo Professor Ricardo Fernandes, interpretou três peças, brindando a assistência com mais um momento de qualidade musical.
Todos os alunos finalistas receberam um Certificado de Participação e uma lembrança gentilmente oferecida pela empresa Intermúsica, que a nós se quis associar neste evento. Os três primeiros premiados receberam ainda os correspondentes Diplomas e cheques-oferta da FNAC.
Os apresentadores, alunos n.ºs 165, Ricardo Silva, 542, Sara Rama, e 587, Maria Roque, do 11.º Ano, brilharam pela boa disposição com que animaram todo o Festival.
Foi uma atividade que, mais uma vez, colheu grande adesão e entusiasmo dos alunos e da Comunidade Colegial em geral, o que nos dá motivação acrescida para continuarmos a desenvolvê-la no futuro.
Grupo de Música do Colégio Militar