Visita de Estudo ao Museu Calouste Gulbenkian

Visita de Estudo à Coleção Moderna Do Museu Calouste Gulbenkian

No âmbito das disciplinas de Português e de História A, os alunos do 12ºano realizaram no dia 21 de novembro uma visita de estudo à Coleção Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo como objetivos caracterizar o primeiro e o segundo modernismo em Portugal e aprofundar os conhecimentos da obra pessoana. Os alunos foram acompanhados pelos professores das respetivas disciplinas, Paulo Silva e Rita Carvalho, assim como pelo Diretor de Turma, professor Miguel Santos.

A visita intitulada Ser moderno é…? Modernismo, modernidade e vanguardas foi orientada pelos serviços educativos da Fundação e procurou, em interação com os alunos, proporcionar um olhar sobre as várias formas de manifestação artística (escultura, pintura e literatura), em particular do modernismo.

Procurou-se despertar os alunos para a ideia de modernidade procurando abordar e levantar questões em torno das obras, dos artistas e dos contextos portugueses mais significativos. Foram destacados os principais pintores modernistas portugueses, entre eles Amadeo de Souza Cardoso, Almada Negreiro, Santa Rita Pintor e alguns dos escritores como Fernando Pessoa e Mário de Sá Carneiro.

Esta visita procurou ainda dar a conhecer um importante espaço cultural da cidade de Lisboa desconhecido de alguns dos nossos alunos.