Visita de Estudo ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA)

No contexto privilegiado do património histórico e cultural do Campo de S. Jorge, local onde se travou a Batalha de Aljubarrota, os alunos do 4.º Ano, turmas A e B do Colégio Militar, puderam, no passado dia 21 de maio de 2019, visitar os diferentes núcleos de exposição que compõem o CIBA.
Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre a Batalha de Aljubarrota, travada a 14 de Agosto de 1385, entre portugueses e castelhanos, os alunos iniciaram o seu percurso pelo Primeiro Núcleo – o Sítio da Batalha de Aljubarrota, Arqueologia e Memória. Este espaço encontrava-se dividido em três temas principais: O Espaço e o Tempo, a Vala Arqueológica e Trabalhos de Arqueologia. Tendo como ponto de partida uma vala arqueológica, este fosso faz parte do conjunto de vestígios do sistema defensivo da batalha e foi onde se realizou a apresentação da contextualização temporal da Batalha.
Seguidamente prosseguiram para o núcleo A Batalha Real onde assistiram a um espetáculo multimédia/filme sobre a Batalha onde Fernão Lopes se assume como narrador, enaltecendo a dedicação e bravura de D. Nuno Álvares Pereira, o Santo Condestável, e a coragem de D. João Mestre de Avis.
Passaram então para um terceiro espaço denominado Aljubarrota, A Batalha Real em que se exploraram vários assuntos, tais como, o armamento utilizado, a representação da tática do quadrado, as fontes iconográficas e documentais, as ossadas, entre outros.
Para finalizar a visita, os alunos realizaram ainda um atividade em pleno campo de batalha, onde, em pequenos grupos, tinham de seguir as pistas colocadas num mapa e ir descobrindo o posicionamento das tropas portuguesas na Batalha de Aljubarrota.