Entre a grandiosa miscelânea de seres e objetos científicos preservados na coleção de História Natural do Colégio Militar encontram-se exemplares zoológicos que foram oferecidos, não só por alunos e ex-alunos, mas também por professores, militares, governadores coloniais, ministros, entre outros particulares, ou instituições próximas do Colégio, como possivelmente é o caso do Gorila que se apresenta em destaque este mês. “Valiosas e inestimáveis ofertas” têm vindo a enriquecer a coleção:

Essa satisfação foi maior por a oferta partir de um antigo aluno do Colégio Militar, que certamente por gratidão e por reconhecimento assim vem mostrar por forma exuberante o seu elevado interesse pelos progressos da Instituição onde foi educado. (Ofício 1514 de 3-12-1926)

Desde 1836, e ao longo do séc. XX, uma das principais funções dos professores de ‘ciências físicas e naturais’ era manter e desenvolver ‘museus’, ‘gabinetes’ ou ‘laboratórios’, que fossem ao encontro das inovações educativas expressas na legislação educativa nacional.         Os princípios organizativos e os objetivos didáticos das coleções escolares eram, igualmente, mencionados nos Planos e Regulamentos do Colégio. Determinava, por exemplo, o Regulamento de 1876 que o Museu de História Natural se comporia de coleções de zoologia, botânica e mineralogia, indispensáveis para o ensino. A necessidade de exemplares zoológicos era grande, sendo, no entanto, a disponibilidade financeira para aquisições limitada. Desde que se constituiu o Museu de História Natural no Colégio Militar, em 1851, que se foi procurando conseguir exemplares de forma gratuita, essenciais para a ‘prática da observação, da experiência e da classificação’ nas aulas de ciências.

A coleção de História Natural do Colégio Militar já foi alvo de estudo e publicação (Gomes, I., Os Museus Escolares de História Natural – Análise histórica e perspetivas de futuro (1836-1975), tese de doutoramento apresentada à Universidade de Lisboa, 2014) e este exemplar de Gorila, em particular, esteve recentemente presente numa exposição que teve lugar no Padrão dos Descobrimentos (A Espantosa Variedade do Mundo, de 18 de fevereiro a 3 de junho de 2018). Revela-se, portanto, como uma das coleções mais importantes do Colégio, de grande interesse para a história da ciência e das coleções escolares, assim como para os próprios estudos disciplinares e investigações biológicas atuais.