Meio Ambiente – Escolas

Missão

O programa Eco-Escolas /ABAE, inserido na Educação para a Sustentabilidade festejou, este ano, os vinte e cinco anos de implementação em Portugal.

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

(in https://ecoescolas.abae.pt/sobre/quem-somos)

O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.

O programa Eco-Escolas, desenvolve-se consecutivamente desde 2018 e espelha a preocupação que o Colégio Militar tem para com as questões ambientais. Este programa oferece atividades extracurriculares e curriculares no âmbito da Educação Ambiental (EA) e da Ciência, contribuindo para a implementação do Projeto Educativo de Escola.

Objetivos

Como principais estratégias já definidas para 2031 da FEE (Foundation for Environmental Education) Internacional devemos focar-nos em reduzir a poluição, agir pelo clima e proteger a biodiversidade. Até 2030, tem como principal referencial garantir que “todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável(…).

O projeto tem como objetivos gerais:

• Desenvolver uma consciência de cidadania responsável e interventiva;
  • Incrementar um conhecimento dos problemas ambientais locais e globais;
  • Fornecer ferramentas para tomada de decisões (in)formadas;
  • Fomentar o conceito de que a Ciência e a Tecnologia traduzem-se em formas adequadas de utilização do ambiente, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável;
  • Sensibilizar os alunos para a sustentabilidade ambiental;
  • Promover atividades que promovam os 3 ou mais Rs;
  • Proporcionar um conhecimento da riqueza ambiental local e global.

Link Projeto: Eco-Escolas Colégio Militar