Curso de Verão para Instrumentistas de Cordas

O Colégio Militar participou com uma comitiva de 15 alunos da Orquestra e ACC de Guitarra no Curso de Verão para Instrumentistas de Cordas (San Simón Fiddle) que decorreu na Ilha de San Simón, Ria de Vigo, Galiza, de 04 de junho a 10 de julho.

Organizado pela Associação Cultural Galicia Fiddle e tendo como mote a música tradicional do Nordeste Brasileiro, a atividade musical centrou-se na promoção do uso dos instrumentos de corda na música tradicional, na descoberta de uma nova forma de os alunos se relacionarem com o seu instrumento, na exploração da capacidade de improvisação dos participantes e na criação de música independentemente do seu nível técnico. A música foi transmitida oralmente, sem partituras de maneira a aprimorar a capacidade de retenção de músicas nos alunos. Depois de alguns dias na ilha, todos se apresentaram em concerto sem qualquer apoio da música escrita.

As atividades de lazer (coordenadas por instrutores especializados) complementaram as atividades musicais, contribuíram para que o processo de aprendizagem fosse mais divertido e prazeroso, reunindo dois objetivos fundamentais: auxiliar o desenvolvimento dos participantes como músicos e como seres humanos.

Tratando-se de um curso internacional, onde estiveram presentes alunos e professores de outras escolas, culturas e vivências díspares, os alunos do Colégio tiveram oportunidade de trocar experiências/aprendizagens com os restantes participantes e deram a conhecer a realidade do Colégio Militar além-fronteiras, contruindo pontes para futuros reencontros.

A representação do Colégio Militar foi elogiada por todos e, para os alunos, veio a revelar-se numa experiência única, algo que jamais esquecerão, quer ao nível dos conhecimentos musicais, quer ao nível do relacionamento interpessoal.