Cerimónia do hastear da bandeira Cambridge Educational Partner

No dia 3 de Junho, por ocasião na cerimónia oficial do hastear da bandeira Cambridge Educational Partner, o professor António Figueiredo proferiu o seguinte discurso:

Exmo. Senhor Diretor,
Ladies and Gentlemen,
Dear students,

Dentro de momentos, a Bandeira do Colégio Militar terá a seu lado uma bandeira que nos reporta ao Séc. XIII, século da fundação da Universidade de Cambridge, uma instituição multissecular fundada em 1209 e que viria a ter como editora outra grande instituição, de quem hoje o Colégio Militar é Educational Partner – refiro-me à Cambridge University Press.
Para além de editora oficial da Universidade, a Cambridge University Press, é também uma das mais conceituadas instituições de investigação, a nível mundial. É a editora mais antiga do mundo, tendo surgido através de uma “carta de foral” real atribuída pelo Rei Henrique VIII, em 1534. O seu primeiro livro foi impresso em 1584 e desde então não mais parou a sua atividade, até aos dias de hoje.
Ao estabelecermos parcerias com o English Exam Centre (Centro de Exames do Estoril) e com a Cambridge University Press, instituições aqui representadas pelos nossos estimados amigos Jonathan Munro e João Bernardino, o Colégio Militar assume como objetivo principal construir um contexto que garanta a qualidade no ensino, na aprendizagem da língua inglesa e na certificação dos conhecimentos dos alunos do Colégio Militar, desde o 1º Ciclo até ao 12º Ano.
Juntos, trabalhamos num programa que envolve toda a comunidade educativa e que promove não só as competências na proficiência do inglês, mas também a utilização do idioma como veículo para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos.
Conferimos também aos pais a possibilidade de se envolverem na aprendizagem dos seus filhos através de atividades lúdicas que podem realizar em casa e como apoio na preparação dos testes de Cambridge.
Utilizamos materiais certificados pela prestigiada Universidade, que englobam os conteúdos do ensino curricular, trabalham as competências emocionais e as competências para a vida e preparam ao mesmo tempo e oficialmente os alunos para os exames de Cambridge.
Para garantir a aplicação deste programa, os professores de Inglês do Colégio Militar podem usufruir de formação proporcionada pela Cambridge University Press, uma formação completa, tanto em aspetos metodológicos como linguísticos, de forma a impulsionar o seu desenvolvimento profissional e pessoal.
Desta forma, pretendemos contribuir para a garantia do futuro laboral dos nossos alunos, pois o carimbo de qualidade Cambridge é uma referência mundial na certificação do inglês tanto no âmbito académico como empresarial.
Ao concluir, deixo-vos uma curiosidade: a atividade da Cambridge University Press no Reino Unido, foi certificada com o nível ISO 14001, um nível que revela o seu compromisso em reduzir o impacto da sua atividade no meio ambiente. A bandeira da Eco-escolas fica, portanto, também, muito bem acompanhada.