14.º Dia da Direção de Educação e do 217.º Aniversário do Colégio Militar

As comemorações do Décimo Quarto Dia da Direção de Educação e do Ducentésimo Décimo Sétimo Aniversário do Colégio Militar (CM) iniciaram-se no dia 7 de março, na Feitoria, berço do Colégio, com o acender da “Chama Colegial”, sendo depois transportada para as instalações do CM, no Largo da Luz.
Antes da tradicional homenagem ao fundador do CM, o Marechal António Teixeira Rebello, onde o Aluno Comandante de Batalhão e o Aluno “Batalhãozinho” procedem à transferência da “Chama Colegial” para o monumento localizado na Parada Marechal Teixeira Rebelo, “símbolo vivo” e eloquente do Espírito Colegial, faz-se a entrega de prémios aos alunos do CM que mais se destacaram no ano letivo 2018/2019, seguindo-se a Cerimónia de Inauguração do Monumento da Barretina de Bronze oferecida pelo Exmo. Senhor Presidente do Conselho Municipal da Beira, da República de Moçambique, Engenheiro Daviz Mbepo Simango.
Presidida por S. Ex.ª o Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, a Cerimónia Militar teve lugar na Parada Marechal Teixeira Rebelo, tendo sido prestada homenagem aos Antigos Alunos mortos em campanha e impostas condecorações aos militares e civis que prestam serviço no Colégio.
Por esta ocasião o Exmo. Diretor do CM, Coronel de Artilharia António Emídio da Silva Salgueiro proferiu uma alocução onde evocou que esta é uma Escola que continua a renovar-se a cada dia que passa, designadamente através da implementação de novas tecnologias e o reforço do seu ensino, da promoção de projetos ERASMUS+, exortando os Alunos a dedicarem-se em busca dos melhores desempenhos e resultados académicos, e a preparem a aplicação prática das competências essenciais e transversais adquiridas nesta Escola pois todas serão decisivas, no percurso da vida, ao que se seguiu o desfile do Batalhão Colegial.
O General CEME, na sua intervenção, reconheceu o prestígio adquirido pelo CM, como ímpar estabelecimento de ensino no nosso País, destacando que esta escola se tem distinguido pelo seu projeto educativo integral e transversal, aliando desenvolvimento intelectual, físico, moral e cívico, no quadro de um crescimento educacional assente nas virtudes de matriz militar.
A terminar o primeiro dia das comemorações do CM, S. Ex.ª o Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca assinou o Livro de Honra.
No âmbito das comemorações do 14.º Dia da Direção de Educação e do 217.º aniversário do Colégio Militar (CM) decorreu, dia 8 de março, o tradicional desfile do Batalhão Colegial, com escolta a cavalo, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, presidido por S. Ex.ª General CEME. O desfile dos alunos do CM iniciou-se no Marquês de Pombal e terminou no Rossio, sendo o ponto de continência junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra.