1.ª Eliminatória das Olimpíadas Portuguesas de Biologia

As Olimpíadas Portuguesas da Biologia (OPB) são um concurso de Ciência, na área da Biologia, destinado a estudantes dos ensinos Básico e Secundário, público ou privado, agrupados em duas categorias: as Olimpíadas Júnior (Básico, 9.º ano) e as Olimpíadas Sénior (Secundário).

A organização das OPB a nível nacional está a cargo da Ordem dos Biólogos, em colaboração com a Agência Nacional Ciência Viva.

Há já alguns anos que o Colégio Militar participa nestas Olimpíadas nas categorias Júnior e Sénior. Em 2015, os dois primeiros classificados nacionais nas Olimpíadas Júnior foram os alunos 209 e 261. Em 2017, o aluno número 36, alcançou o 4.º lugar nacional na mesma modalidade.

Dos 31 alunos do Ensino Secundário que, no presente ano, responderam positivamente ao desafio e se inscreveram, 21 iniciaram o seu percurso no passado dia 16 de janeiro, altura em que se realizou a 1.ª eliminatória das Olimpíadas Sénior, destinada, nesta fase, apenas aos alunos dos 11.º e 12.º anos.

A 13 de março realiza-se a 2.ª eliminatória, para os que forem apurados. Os alunos do 10.º ano participam numa eliminatória única a realizar no dia 3 de abril. Relativamente aos alunos do 9.º Ano, a 1.ª eliminatória decorrerá a 6 de fevereiro e a 2.ª eliminatória, a 20 de março.

Como resultado do concurso Sénior, são selecionados alunos que representarão Portugal internacionalmente, nas Olimpíadas Internacionais de Biologia e nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia.

As OPB têm como principais objetivos:

– Estimular o interesse dos alunos pela Biologia, em particular fomentando o interesse pelo ensino prático, laboratorial e experimental, desta área de conhecimento;

– Aproximar a Universidade do ensino secundário, introduzindo conceitos e práticas que facilitam o conhecimento do estudante à realidade do ensino superior;

– Relacionar a Biologia com a realidade económica e social (ecologia, biotecnologia, conservação, etc.) promovendo uma melhor cidadania;

– Promover intercâmbio de ideias e de experiências entre os estudantes, a nível nacional e internacional;

– Estabelecer relações de amizade entre os jovens de diferentes países, fomentando a cooperação entre os povos.

– Estimular o gosto e o prazer pelo Ensino e pela Aprendizagem da Biologia a nível do ensino básico e secundário.