DESCRIÇÃO HERÁLDICA

O escudo de verde, um zimbório sustendo uma cruz de Cristo ambos de prata, que representa o edifício principal das instalações do Colégio, monumentalmente definido pelos claustros, como base, e como remate condigno da cobertura da Capela.

A cruz de Cristo símbolo pleno de simbolismo de fé e de patriótico portuguesismo.brasao

As lucernas são símbolo da luz do espírito, da fé viva e da força da sabedoria, alicerces da juventude em formação educativa.

A figura do leão justifica a raiz histórica do Colégio, que nasceu por iniciativa de um Oficial do Exército e desde logo foi tutelada oficialmente pelo Exército e pelo Rei ao passar a chamar-se Real Colégio Militar, em 1813.

O simbolismo de força do leão é reforçado também pelo livro e pela espada, que empunha na vertical, como preocupação que o saber e a ética militar são dois factores cimeiros e importantes na formação dos Alunos do Colégio Militar.

A divisa “ Um por todos e todos por um” representa sinteticamente a tradicional camaradagem e solidariedade que une os alunos do Colégio, bem como, uma maneira profundamente humana, cristã e portuguesa de “estar na vida”, como modo de “servir” a Pátria e a Humanidade.

O Zacatraz é o grito ou o sinal de presença do Colégio Militar, através dos seus Alunos ou antigos Alunos; é a expressão unívoca dos mesmos; é evocação laudatória e ritmada da unidade entre o passado, o presente e o futuro, ligados pela tradição educativa do Colégio e testemunho na vida e na História do País dos dois último séculos, pelos cidadãos que nele foram educados.

Os esmaltes significam:

O OURO, a natureza do ideal que presidiu à fundação do Colégio Militar, para educar uma juventude em sabedoria, em fortaleza de ânimo e fidelidade à Pátria.

A PRATA, a riqueza que encerra no seu interior, uma juventude plena de esperança e de pureza de ideais.

O VERMELHO, o valor dinâmico da força de uma juventude bem formada na evolução da sociedade em que se integra.

O VERDE, a esperança em educação e também dela própria, no futuro.