Atividades

museudoarNo passado dia 12 de fevereiro, os Alunos do 1.º ano participaram numa visita de estudo ao Museu do Ar e Base Aérea, em Sintra.
Esta visita enquadrou-se no âmbito da disciplina do Estudo do Meio, no conteúdo da Descoberta dos Outros e das Instituições.
O objetivo principal desta visita prende-se com o enriquecimento e formação pessoal dos Alunos.
Foi uma visita de estudo que os transportou numa "viagem" de mais de 100 anos pela história da Aviação Portuguesa. Puderam observar uma diversidade de aviões e helicópteros; simuladores; motores; hélices e outros equipamentos aeronáuticos. O vasto espaço desta grandiosa exposição sensibilizou-os para a compreensão e reflexão do papel desempenhado pelos nossos antepassados e dos grandes feitos dos aviadores portugueses.
Para finalizar, vivenciaram o funcionamento de uma Base Aérea, tiveram a perceção de como é o quotidiano destes profissionais. O grupo ficou esclarecido sobre as inúmeras funções envolventes num só espaço. Esta visita de estudo contribuiu para uma maior consciencialização da importância da profissão de militar. Todos observaram, de uma forma bastante entusiasta, tudo o que estava à sua volta.
Foi uma visita de estudo bastante educativa e agradável.

No passado dia 5 de fevereiro, os nossos Alunos do 1.º Ciclo festejaram o carnaval com um desfile pelo Colégio e participaram num divertido Baile de Máscaras.

Powered by RS Web Solutions

No passado dia 01 de junho festejou-se o "Dia da Criança “ assinalado pela primeira vez em 1950 por iniciativa das Nações Unidas, com o objetivo de chamar a atenção para os problemas que as crianças de então enfrentavam. Neste dia, os Estados-Membros reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e a crescer num clima de Paz e Fraternidade.
O Colégio Militar não deixou de assinalar este dia, com atividades desportivas e bem divertidas.

Powered by RS Web Solutions

Entre 30 de novembro e 04 de dezembro, decorreu a semana da literacia “Ler e escrever… para ser.” O objetivo deste projeto foi desenvolver as capacidades da leitura, da interpretação e da escrita.
As docentes, que coordenaram este projeto, acreditam terem ”levado” os seus alunos a “embarcar” numa viagem maravilhosa, ao local, onde a “magia” aconteceu e onde se aprendeu que, através de uma ideia se pode “dar vida” a páginas em branco.

Powered by RS Web Solutions

EsgrimaSEoNos dias 17 e 18 de Maio em Vendas Novas, decorreu o Campeonato Nacional de Seniores. O Colégio Militar fez-se representar pelo aluno nº 298 André Vaz que apesar de pertencer ao escalão de juniores teve uma prestação relevante o atingir o 12º Lugar entre 71 atiradores.
Nesta competição outros atiradores que treinem com o grupo da sala de armas do colégio militar estiveram em destaque, nomeadamente aqueles que atualmente representam a AAACM. Assim no sector masculino a equipa da AAACM sagrou-se vice-campeã nacional e no sector feminino a AAACM venceu a prova e conquistou o título de: Campeão Nacional.

Parabéns!!!

lermais

No âmbito das atividades realizadas na Biblioteca Escolar, decorreu no dia 29 de Novembro de 2013, pelas 10h30 na sala de leitura do Colégio Militar, a "Hora do Conto" com a presença das escritoras Drª Maria Lurdes Soares e Drª Silvia Alves.

O dia de pão-por-deus

Em Portugal, em algumas localidades, no dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos grupos para pedir o Pão-por-Deus (ou o bolinho) de porta em porta.
O dia de pão-por-deus, ou dia de todos os fiéis defuntos, era o dia em que se repartia muito pão cozido pelos pobres.
Registado no século XV, era o dia em que também se pagava um determinado foro: “Pagardes o dito foro em cada hum ano em dia de pão por Deos".13
Os alunos do 1ºciclo do colégio Militar recriaram esta tradição portuguesa muito antiga.
Ao pedir o “Pão por Deus”, cantaram as seguintes cantilenas enquanto visitavam o Gabinete da Direção e as diversas secções no claustro, especificamente a Área Financeira, a Secretaria de Pessoal, a Secretaria Escolar e o Coordenador Pedagógico:

“Pão por Deus,
Fiel a Deus,
Bolinho no  saco,
Andai com Deus”.
Sempre que nos deram o nosso ”Pão por Deus”, os alunos responderam:
“Esta casa cheira a broa
Aqui mora gente boa.
Esta casa cheira a vinho
Aqui mora algum santinho.”

No passado dia 11 de dezembro decorreu um pequeno "grande" espetáculo que ficará, certamente, na memória de todos.
Os pais dos alunos do 1º Ciclo foram bafejados por grandes dotes artísticos, altamente potenciados pela excelência, competência e grande empenho dos alunos.
A música, outra das vertentes do complemento educativo, também não faltou nesta festa de Natal.
Com o fim do ano a chegar e o cheirinho a Natal a dominar a atmosfera, o Colégio Militar, no auditório, local escolhido para levar por diante a iniciativa, sempre muito animada, onde alunos acompanhados pelos pais, passaram momentos bem divertidos, plenos de sentido pedagógico e com grande respeito pelo espírito de Natal.

lermais