Campo Polivalente

equitacao

Esgrima

esgrima

A Sala de Armas do Colégio Militar nasce pela mão do seu Fundador, O Cor. António Teixeira Rebelo, numa escola anexa ao aquartelamento de S. Julião da Barra, decorria o ano de 1803 tendo como Mestre de Armas o 1º Tenente Teotónio Roiz de Carvalho. Começa assim a existência da mais antiga Sala de Armas Nacional.
Com a passagem do CM de S. Julião da Barra para as actuais instalações no Largo da Luz, a instrução da esgrima passou a ser leccionada no ginásio descoberto, actual jardim da enfermaria, alternando com as aulas nas áreas das camaratas ( gerais ).
Com a construção do actual ginásio, que na sua planta original contemplava a sala de esgrima, passaram aí a ser dadas todas as instruções da modalidade. Por motivo de necessidade, a esgrima teve de deixar essas instalações, passando a funcionar nas salas laterais existentes ao lado do ginásio até 1983.

No inicio do ano lectivo de 1983/84 as aulas de esgrima voltam a ser dadas na Sala de Esgrima, com as dimensões de 22 x 11 metros, apresentando três pistas, das quais duas são metálicas. Todas as pistas estão electrificadas, com material de solo ou aéreo. A sala está equipada com material eléctrico para as 3 armas - Florete, Sabre e Espada
Actualmente a sala de esgrima funciona com alunos do 8º e 9º ano de escolaridade do CM. Frequentam as aulas de Esgrima em regime de ACC os alunos dos vários anos do CM. A Sala actualmente tem como Mestre - TCOR Hélder Alves.

Futebol/Rugby

ruyby

Piscina de Interior

natacao

O desaparecimento do ginásio em 19 de Fevereiro de 1941 alterou as necessidades de infra-estruturas e a respectiva prioridade. Fazia agora falta um novo edifício para a Educação Física que possuísse também uma piscina ao ar livre com as dimensões de 25m x 12,5m.
No ano de 1995 foram iniciadas as obras de recuperação e da cobertura amovível da piscina. No dia 3 de Março de 1996, no 193º aniversário do Colégio Militar, foi, depois de totalmente recuperada, reposta em funcionamento a piscina, parte integrante do edifício da Educação Física que fora inaugurado 47 anos antes.

descoberto1a

A Pista de Atletismo em piso poroso apresenta cinco pistas. Esta pista tem a dimensão de 400 jardas, correspondendo a 333,33m, tendo sido arranjada há cinco anos. Por volta dos anos 40 o aluno 15 / 1942 - Roberto Ferreira Durão e o aluno 345 / 1940 - José Fernando Lopes Gomes Marques começaram o primeiro traçado desta pista, aplainando a terra, cortando as ervas, de modo a que se estabelecessem as condições mínimas para a prática de atletismo naquele local.

Laboratório de Ciências Naturais

O piso térreo é aquele onde funcionam a Biologia e Geologia, com os seus laboratórios específicos e um biotério. Todas as salas de aula estão equipadas com material audio / vídeo.gulbenkian2

Esta sala de Microscopia possui 12 microscópios Leica 2000, podendo ser utilizados, um por cada aluno, nas actividades práticas. Nos armários superiores encontra-se material de vidro e nos armários inferiores material de dissecção.

As aulas práticas de identificação de constituintes químicos da matéria viva desenrolam-se na sala contígua à de Microscopia, equipada com bancadas, lupas binoculares e banho-maria. Nesta salas os alunos testam ideias científicas, utilizando para tal observações cuidadas e metodologias precisas. É assim que a Ciência progride.

musica

O Colégio Militar tem duas salas de Música - uma, para o 2º ciclo e outra para o 3º ciclo. Cada sala está equipada com aparelhagem audio. Nesta sala de Música do 2º ciclo o equipamento musical consta de:

Metalofones

Piano de Cauda