1 - Breve Referência Histórica

Em 1904, a Biblioteca foi instalada no local onde actualmente se encontra. Mais tarde, em 1914, por iniciativa do então Director General Raposo Botelho, foi adquirido o excelente mobiliário e as magníficas estantes, concebidas na Escola Industrial Marquês de Pombal, especialmente para aquelas instalações, às quais empresta um ambiente de elegância mas também de solenidade, próprias de uma catedral que, neste caso, é a do conhecimento; tudo reforçado pela quietude dos livros alinhados ao longo de 17 estantes contínuas, de madeira clara, cada uma com 8 prateleiras; num dos topos, a "Estante de Honra", onde se arrumam as publicações produzidas por Ex - alunos e Professores.

Encontra-se ainda constituída a Galeria de Honra, composta pelas figuras de todos os Directores do Colégio, situadas no topo superior das estantes.

biblioteca1   biblioteca2

Por iniciativa do Director, General José Justino Teixeira Botelho, em 3 de Março de 1926, data em que se comemorava o 1º centenário da morte do Fundador e o 124º aniversário da fundação do Colégio Militar, foi dado à Biblioteca o nome " Sala General Raposo Botelho ".

A Biblioteca Colegial veio ganhando prestígio, interna e externamente, sendo-lhe conferido, em 1927, o diploma comemorativo da 1ª Exposição de Ex-libris, realizada na Imprensa Nacional de Lisboa, no mês de Outubro desse ano.

A Biblioteca do Colégio Militar, graças às aquisições que foram sendo efectuadas, às ofertas de instituições públicas e privadas, e às dádivas de antigos alunos, reúne um elevado número de obras, possuindo especial orgulho em manter «intacto e em boas condições de conservação, todo o acervo recebido da Comissão Encarregada dos Depósitos das Livrarias dos Extintos Conventos», tal como lhe foi confiado, em 1834, pelo responsável da Comissão, Francisco de Sousa Loureiro.

biblio3   biblio4

A Biblioteca é um dos espaços de apoio ao ensino ministrado no Colégio, que, desde muito cedo, tem merecido particular atenção e carinho. Situada na zona nobre do vetusto claustro e mercê do precioso acervo bibliográfico, a Biblioteca tem tido um papel importante no apoio científico e cultural aos Alunos, Oficiais, Professores e restante população escolar.

2 - Funcionamento

O funcionamento da Biblioteca rege-se pelo disposto no Capítulo III do Título V do Regulamento Interno do Real Colégio Militar, de 1901, não revogado até ao presente, embora com as alterações decorrentes da evolução dos tempos introduzidas entretanto.

Por princípio, as aquisições de monografias, periódicos e revistas, no decorrer do ano lectivo, são feitas pela Biblioteca, por sugestão de Professores ou Chefes de serviço depois de apreciarem a sua qualidade científica, importância e rendibilidade no apoio aos Alunos ou interesse para o Colégio.

Cabendo à Biblioteca a gestão de todas e quaisquer publicações junto da Repartição de Documentação e Bibliotecas, quaisquer aquisições efectuadas são aumentadas à carga da Biblioteca onde são catalogadas.

Actualmente, a Biblioteca tem uma gestão moderna baseada no sistema « Docbase » que permitirá, em breve, a interligação, a nível nacional, com todas as Bibliotecas do País.

Horário de Funcionamento da Biblioteca

14h30 ás 17h00

3 - Movimento Patrimonial

O acervo, constituído por obras de todos os ramos da instrução, vai crescendo, não só com ofertas de bibliotecas, como com livros soltos de ex-alunos, de instituições, aquisições efectuadas pelo Colégio, perfazendo, actualmente, um total de 19.713 títulos e cerca de 50.345 volumes.

Sala de Leitura

1 - Breve Referência Histórica

No ano de 1886 dá-se a publicação das normas reguladoras da Secção de Leitura, da autoria do Tenente-Coronel Couceiro da Costa.

Em 1892 é proibida a frequência da Sala de Leitura aos alunos sem “boa e regular aplicação literária” e em 1911 são instituídas as Bibliotecas de Companhia na dependência da Biblioteca Colegial pelo Director, Coronel Marques Leitão, sendo melhoradas em 1944 com o objectivo de “escrever bem e falar bem a nossa língua", por iniciativa do Bibliotecário Alferes Cristóvão de Sousa Lima

Em 1984 / 1985 foi criada a Sala de Leitura pelo Professor Manuel Carlos Dias, integrada no Salão Nobre da Biblioteca. É um lugar privilegiado, onde alunos, professores e oficiais do Colégio Militar podem consultar / pesquisar os principais recursos de informação. Neste espaço encontram informação variada, devidamente organizada, que facilita o trabalho individual ou em grupo. Possibilita a consulta de jornais diários, semanários, revistas e a utilização de materiais áudio, vídeo, computador e internet.

leitura1   leitura2

2 - Funcionamento

A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para se ser bem sucedido na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. Incentiva a imaginação, a curiosidade intelectual dos alunos, estimula competências para a aprendizagem ao longo da vida, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.

Horário de Funcionamento da Sala de Leitura

14h00 ás 19h00

A Internet é, hoje em dia, um dos maiores repositórios de informação. É um serviço muito procurado por todos os que frequentam esta Instituição, nomeadamente pelos alunos. Existem duas funcionárias a trabalhar na Sala de Leitura que zelam constantemente pelo bom funcionamento deste espaço, cuidando do material e no auxílio à busca de informação.

3 - Recursos Educativos

Tem havido um enriquecimento dos recursos bibliográficos desta Sala a partir de ofertas regulares de obras à Instituição, bem como de aquisições da Sala de Leitura baseadas nas propostas dos diferentes grupos de docência, nas necessidades educativas e culturais dos alunos

Livros (cerca de 7000 volumes)

Jornais diários e semanários