Colegio Militar

As comemorações do Ducentésimo Décimo Quarto Aniversário da Fundação do Colégio Militar em 1803, pelo então Coronel António Teixeira Rebello, tiveram início no berço do Colégio, na Feitoria, no dia 04 de março, com o acender da “Chama Colegial”.
A “Chama Colegial”, depois de acesa, foi transportada para as atuais instalações na Luz, tendo o momento contado com a tradicional mensagem do Exmo. Presidente da Associação dos Antigos Alunos ao Batalhão Colegial. De seguida foi atribuída à já consolidada “Parada Nova”, a designação do “Sempre Presente”, Marechal António Teixeira Rebello, após o que seguiu a homenagem ao Fundador do Colégio Militar, tendo o Aluno Comandante de Batalhão e o Aluno “Batalhãozinho” procedido à transferência do acender da “Chama Colegial” para o monumento existente no Colégio, como “símbolo vivo” e eloquente do Espírito Colegial.
Concluída a cerimónia interna, deu-se início à cerimónia militar nos Claustros presidida por S.Exª. o Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército, Tenente-General José António Carneiro Rodrigues da Costa, que incluiu uma alocução alusiva à efeméride, tendo ainda sido proferido o discurso anual referente ao aniversário da Fundação do Colégio Militar, pelo Exmo. Diretor do Colégio Militar, Coronel de Artilharia António Emídio da Silva Salgueiro.
No domingo, 05 de março, teve lugar o tradicional desfile na Avenida da Liberdade, desde o Marquês de Pombal até ao Rossio, ao que se seguiu a celebração litúrgica na Igreja de São Domingos, em memória de todos os Servidores deste Estabelecimento Militar de Ensino que já partiram e em ação de graças por mais um Aniversário.

In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player

Powered by RS Web Solutions