Colegio Militar

 provasfisicasm

provasfisicasr

logoP

PROVA DE APTIDÃO FÍSICA

PROVA DE APTIDÃO FÍSICA

1. As provas devem ser executadas corretamente e avaliadas pelos professores do grupo disciplinar de Educação Física.

2. As tabelas indicam, para cada exercício, os valores a atingir para obter sucesso nessa prova.

3. Os candidatos que não obtenham sucesso em mais do que um exercício, não ficarão aprovados nas Provas Físicas de Admissão ao Colégio Militar.

4. As Provas Físicas consistem nos seguintes exercícios:

a. Teste “Vaivém” 

 

 

(1) Objetivo do teste:

Percorrer a máxima distância possível numa direção e na oposta, numa distância de 20 metros, com uma velocidade crescente em períodos consecutivos de um minuto, obedecendo à cadência indicada por meio de sinal sonoro.

(2) Resultados:

Neste teste, um percurso corresponde a uma distância de 20 metros (de um extremo ao outro). Os resultados atribuídos correspondem ao total de percursos efetuados. Sendo os valores mínimos exigidos os apresentados nos quadros acima correspondentes.

b. Composição Corporal (Massa Gorda)

 

(1) Objetivo do teste:

Calcular a percentagem de massa gorda corporal, utilizando-se um adipómetro para efetuar a medição das pregas adiposas e uma balança.

(2) Resultados:

Os resultados serão apresentados em termos de percentagem da massa gorda no peso do candidato.

Para que o candidato passe nesta “prova” a sua percentagem de massa gorda deverá estar entre os valores mínimos exigidos os apresentados nos quadros acima correspondentes.

c. Abdominais

 

(1) Objetivo do teste:

Completar o maior número possível de abdominais até ao máximo de 75.

(2) Resultados:

O resultado final do teste consiste no número total de repetições corretamente executadas, sendo os valores mínimos exigidos os apresentados nos quadros acima correspondentes.

d. Extensão do tronco

 

(1) Objetivo do teste:

Elevar a parte superior do corpo 30 cm (valor ideal) a partir do chão e manter nessa posição de bruços com as mãos debaixo das coxas até se efetuar a medição para aferir da flexibilidade do tronco.

(2) Resultados:

O resultado registado é arredondado ao centímetro. Sendo os valores mínimos exigidos os apresentados nos quadros acima correspondentes.

e. Extensões de Braços

 


(1) Objetivo do teste:

Completar o maior número possível de extensões de braços, devendo elevar-se do chão com a força dos braços até que os tenha estendidos, mantendo sempre as costas e as pernas alinhadas. Para executar o exercício deve o corpo deve formar uma linha reta da cabeça aos pés enquanto durar a execução do teste;

(2) Resultados:

O resultado final é o número total de extensões executadas corretamente. Sendo os valores mínimos exigidos os apresentados nos quadros acima correspondentes.

f. Testes de Flexibilidade

O teste de flexibilidade é composto por dois exercícios, o de flexibilidade de ombros e o senta e alcança, devendo o candidato obter resultados positivos em ambos os exercícios.

(1) Objetivos do Testes:

Flexibilidade de Ombros

 

Para avaliar o ombro direito, tocar as pontas dos dedos de ambas as mãos por trás das costas, devendo o candidato alcançar o meio das costas com a mão direita por cima do ombro direito, como se tentasse “puxar um fecho”. Simultaneamente a mão esquerda deve ser colocada atrás das costas, tentando alcançar os dedos da mão direita. Para avaliar o ombro esquerdo, o candidato executa o mesmo movimento com a mão esquerda sobre o ombro esquerdo. Ao mesmo tempo, a mão direita deve tentar tocar os dedos da mão esquerda.

Resultados:

O candidato executa este exercício com aproveitamento quando, na avaliação de ambos os ombros, conseguir tocar com os dedos de uma mão nos da outra.

Senta e alcança

 

Alcançar, para os lados direito e esquerdo do corpo, a distância mínima especificada de flexibilidade.

O candidato deve posicionar-se, descalçado, sentado junto à caixa.

Seguidamente deverá estender completamente uma das pernas, ficando a planta do pé em contacto com a extremidade da caixa. A outra perna fica fletida, com a planta do pé assente no chão e a uma distância de aproximadamente 5 a 8 cm do joelho da outra perna que se encontra em extensão.

Os braços deverão ser estendidos para a frente e colocados por cima da fita métrica, com as mãos uma sobre a outra.

Com as palmas das mãos viradas para baixo, o candidato fletirá o corpo para a frente 4 vezes, mantendo as mãos sobre a escala. Deverá manter a posição alcançada na quarta tentativa pelo menos durante 1 segundo.

Depois de medir um dos lados, o candidato troca a posição das pernas e recomeça o exercício do lado oposto.

Resultados:

Neste teste, os resultados serão registados em centímetros. Para que este exercício seja realizado com aproveitamento, o executante deverá obter valores, com ambas as pernas, iguais ou superiores aos definidos. sendo os valores mínimos exigidos os apresentados nos quadros acima correspondentes.