cm4

Convictos de que o Colégio Militar é uma alternativa credível e de reconhecido sucesso na formação dos jovens que, ao longo da sua vida de adultos, souberam ilustrar algumas das mais belas páginas de sucesso da História de Portugal, merece dar a conhecer um pouco melhor aquilo que é o seu Projeto Educativo.

Trata-se de uma proposta de currículo eclético que permite uma formação de excelência nos campos das Letras, das Artes, das Ciências e igualmente no domínio psicomotor, apoiada por infraestruturas adequadas e propiciadoras de um elevado rendimento físico e intelectual.

Assumindo-se como uma Escola de Cidadania para a vida, apoia-se num património histórico único, que assenta num largo espectro de mitos, crenças e tradições que transmitem valores e convicções fundamentais para a construção de uma Sociedade mais justa e deve assentar toda a sua conduta em princípios de natureza ética e moral, pilares fundamentais para o desenvolvimento das sociedades contemporâneas.

O Colégio Militar teve origem em 1803 e situa-se no Largo da Luz, em Lisboa e tem como missão ministrar os 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário.

Ao Colégio Militar são admitidos alunos para os seguintes anos de escolaridade, atendendo aos limites de idade que se indicam:

-   5º Ano     -       11 anos de idade até 31 de dezembro;

-   6º Ano     -       12 anos de idade até 31 de dezembro;

Assim o Colégio Militar oferece:

-   Um ensino exigente e contínuo;

-   Uma apurada educação física;

-   Uma sólida formação moral e cívica;

-Um modelo disciplinar visando a melhoria do carácter e sobrelevando o culto da verdade, a liberdade de pensamento, a responsabilidade individual pelos atos praticados, a sã camaradagem e a emulação dos melhores e mais aplicados.

No âmbito académico, o Colégio Militar proporciona aos seus alunos:

-   Estudos específicos das disciplinas;

-   Estudos acompanhados em todos os anos;

-   Estudos de apoio direcionados ao sucesso escolar;

-   Viagens de estudo de fim de ciclo (Básicos e Secundário);

-   Visitas de estudo e diversas atividades como complemento curricular;

-   Participação externa em concursos, tanto nacionais como internacionais.

A componente curricular do Colégio Militar é enriquecida com a possibilidade de frequentar várias Atividades Culturais e Desportivas.

Atividades que se desenrolam em ambiente acolhedor, utilizando espaços de elevada qualidade tais como campos verdes, campos polidesportivos, campo de jogos (relva sintética), ginásio coberto, piscina, auditório, picadeiro, pista de aeromodelismo, tanques de remo, salas de aula e laboratórios convenientemente apetrechados para os fins a que se destinam.

Atividades culturais Atividades desportivas
Energias Renováveis Aeromodelismo
Introdução Mandarim Râguebi
Microprocessadores e Robótica Atletismo
Música Voleibol
Jogos de Simulação Basquetebol
Clube da Matemática Futebol
  Ginástica
  Natação / Pentatlo
  Equitação
  Esgrima
  Andebol

ADMISSÕES

1. A admissão ao Colégio Militar está condicionada pela obtenção dos requisitos psicotécnicos, culturais, médicos e físicos, a comprovar nas provas do concurso de admissão.
  1. Distribuição de vagas para o ano letivo 2017/2018:

-   5.º Ano - 55
-   6.º Ano - 10

1. Documentação necessária:

Candidato:

•    Exames clínicos complementares: Eletrocardiograma (com relatório); Radiografia ao tórax (PA com relatório); Análises: Hemograma; Velocidade de sedimentação; Glicémia; Ureia; Creatinina; TGO; TGP; Tipagem sanguínea (grupo e fator RH); Análise de urina Tipo II

•    Atestado Médico comprovativo da não necessidade de Educação Especial, mencionando que o candidato reúne as condições necessárias para realizar as provas físicas.

Fotocópias:

•    Cartão de Cidadão (com NIF) (três)
•    Cartão de Beneficiário do Serviço Nacional de Saúde ou outro (válido) (três)
•    Boletim Individual de Saúde (atualizado)
•    Boletim de Vacinas (atualizado)

Representante legal (Pais/Encarregado de Educação/Tutor):

•    Questionário de Admissão (disponível aqui)
•    Questionário de Médico (brevemente)

Fotocópias:

•    Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade (com NIF)

•    Documento comprovativo do poder paternal (se aplicável)
•    BI válido (pais pertencentes às FFAA e equiparados, PSP e GNR)