1º Ano - 1º Ciclo

cm4

Convictos de que o Colégio Militar é uma alternativa credível e de reconhecido sucesso na formação dos jovens que, ao longo da sua vida de adultos, souberam ilustrar algumas das mais belas páginas de sucesso da História de Portugal, merece dar a conhecer um pouco melhor aquilo que é o seu Projeto Educativo.

Trata-se de uma proposta de currículo eclético que permite uma formação de excelência nos campos das Letras, das Artes, das Ciências e igualmente no domínio psicomotor, apoiada por infraestruturas adequadas e propiciadoras de um elevado rendimento físico e intelectual.

Assumindo-se como uma Escola de Cidadania para a vida, apoia-se num património histórico único, que assenta num largo espectro de mitos, crenças e tradições que transmitem valores e convicções fundamentais para a construção de uma Sociedade mais justa e deve assentar toda a sua conduta em princípios de natureza ética e moral, pilares fundamentais para o desenvolvimento das sociedades contemporâneas.

O Colégio Militar teve origem em 1803 e situa-se no Largo da Luz, em Lisboa e tem como missão ministrar os 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário.

Ao Colégio Militar são admitidos alunos para os seguintes anos de escolaridade, atendendo aos limites de idade que se indicam:

-   1º Ano - 7 anos de idade até 31 de dezembro;

Assim o Colégio Militar oferece:

-   Um ensino exigente e contínuo;

-   Uma apurada educação física;

-   Uma sólida formação moral e cívica;

-   Um modelo disciplinar visando a melhoria do carácter e sobrelevando o culto da verdade, a liberdade de pensamento, a responsabilidade individual pelos atos praticados, a sã camaradagem e a emulação dos melhores e mais aplicados.

Atividades culturais Atividades desportivas
Informática Educação Física (Vários Desportos)
Expressão Musical  Esgrima
Inglês Equitação
Expressão Plástica Natação
  Ginástica

ADMISSÕES

1. Distribuição de vagas para o ano letivo 2017/2018:

1º Ano - 40

2. Provas:

- Prova diagnóstico de competências cognitivas

- Provas Médicas

- Entrevista

3. Documentação necessária:

a) Candidato:

- Atestado Médico comprovativo da não necessidade de Educação Especial

- Ficha de Avaliação do Pré-Escolar

- Fotocópias:

- Cartão de Cidadão (com NIF) (três)

- Cartão de Beneficiário do Serviço Nacional de Saúde ou outro (válido) (três)

- Boletim Individual de Saúde (atualizado)

- Boletim de Vacinas (atualizado)
              b) Representante legal (Pais/Encarregado de Educação/Tutor):

- Questionário de Admissão (disponível aqui)

- Fotocópias:

- Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade (com NIF)

- Documento comprovativo do poder paternal (se aplicável)

- BI válido (pais pertencentes às FFAA e equiparados, PSP e GNR)

4. Contactos:

- Tel Civil: 217 104 012

- Tel Militar: 426 412

Uma escola de excelência e uma luz no ensino, sob o lema:

“Um por todos, todos por um”

Nos termos do Despacho n.º 25/CEME/2015, de 9 de março, passarão a vigorar as seguintes mensalidades:

Rendimento

“per-capita”

Mensalidades

1º Ciclo

Externos

1ª (a) (d) b) -
2ª (a) (d) De 0 € a 390 € 120 €
3ª (a) (d) De 390,01 € a 600 € 200 €
4ª (a) (d) De 600,01 € a <800 € 280 €
5ª (a) (d) De 800,01 € a 1000 € 360 €
6ª (a) (d) Superior a 1000,01 420 €
7ª (d) Civis (c) 450 €

NOTA:

1. Apenas para os alunos dependentes de agregado familiar de militar das Forças Armadas ou da GNR, militarizado, pessoal policial da PSP ou funcionário civil das Forças Armadas que seja sujeito passivo A ou B no modelo 3 da declaração do IRS;
  2. Alunos órfãos de militares ou militarizados falecidos no exercício das suas funções e por motivo do seu desempenho;
  3. A categoria 7 aplica-se a todos os alunos cujo agregado familiar não se inclua em (a);
  4. Nos termos do despacho de 16Jun11 do CEME, famílias com dois ou mais irmãos nos EMES têm direito a uma percentagem de redução na mensalidade, consoante se trate do 1.º irmão (10%), 2.º irmão (15%) e 3.º ou mais irmãos (20%), por ordem de antiguidade das respetivas matrículas.